Infelizmente não. Até a pouco tempo quando entravamos em uma garagem, na nossa residência, em nosso condomínio, na empresa ou na garagem do prédio onde está situada a empresa ou escritório em que se trabalha, estávamos seguros, porém, isso mudou e o local onde nos sentíamos seguros se tornou um novo “alvo” para os ladrões.

Como as pessoas passaram a se cuidar mais no seu dia a dia, principalmente durante a saída e na chega de seus destinos, pois são nesses momentos que ocorrem a maioria dos assaltos, isso acabou dificultando a ação dos assaltantes.

Mas ao chegarem ao seu destino, as pessoas relaxam e se descuidam por se sentirem seguras.

Os marginais percebendo esse comportamento, estão se adaptando, mudando o seu modo de operação e ao invés de “atacarem” suas vitimas na rua, passaram a estudar suas rotinas e segui-los para então planejar o melhor momento para agirem e cometerem seus crimes.

A grande procura dos marginais é por objetos valiosos, que podem ser vendidos rapidamente. O principal objeto visado pelos marginais são relógios.

Eles circulam pelos ambientes dos prédios comerciais, observam as vitimas e escolhem aquelas que usam relógios caros. Dai em diante é apenas uma questão de tempo.

Eles seguem as vitimas e quando as mesmas entram nas garagens de prédios comerciais, garagens essas que eles já entraram e estudaram todas as vias de acesso e de saída, os assaltantes, geralmente usando motocicletas, entram logo em seguida e tão logo a vitima desce do carro o assalto ocorre, durando no máximo dois minutos a ação total, entre a abordagem, o roubo e a fuga.

Por isso muitos empresários, apesar de usarem veículos blindados e se sentirem seguros durante seus deslocamentos, acabam ficando totalmente expostos e vulneráveis aos chegarem em seus locais de trabalho e saírem do carro para irem até o elevador.

O que fazer?

Cobrar do sindico do prédio que melhore a estrutura de controle do acesso às garagens. Essa simples mudança que na maioria dos casos não são tão difíceis de fazer, diminuirá em muito o risco de entrada de pessoas não autorizadas e consequentemente ocorrerá um aumento da segurança.

E nunca esqueçam, PREENIR é sempre o melhor remédio. Para ver outras matérias acesse www.coronelcosta.com.br