carro1Hoje falarei sobre os cuidados a serem tomados ao andar de carro – Parte 1
Antes de entrar ou sair do carro, verifique se há pessoas ou carros suspeitos nas imediações.
Pense bem antes de dar carona.

As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do carro.

Quando estiver dirigindo e ao observar uma pessoa embriagada perambulando pelo meio da pista, tenha cuidado para não atropelá-la, ou ser atropelado por ela, pode ser um golpe.

carro2Em caso de pneu furado, somente providencie a troca em local seguro, ainda que distante, mesmo que isso resulte na perda do penu, mantendo as portas e vidros fechados, evitando, sempre que possível, o auxílio de estranhos.

Evite deslocar-se por locais perigosos.
Evite proferir palavrões e gestos obscenos quando estiver dirigindo, pois hoje muitos motoristas reagem com grande violência à menor provocação.

Evite usar jóias caras no pescoço ou no pulso, caso contrário tome cuidado com tais objetos, ao parar seu veículo em semáforos ou mesmo em engarrafamentos, seja durante o dia ou a noite, mantenha sempre os vidros fechados e as portas travadas.

Fique atento ao parar o veículo junto a semáforos durante a madrugada, principalmente ao perceber agrupamento de pessoas suspeitas nesses locais.

carro3Procure programar o seu deslocamento numa velocidade média pois em Curitiba os sinaleiros são sincronizados com base em uma velocidade média de deslocamento, o que diminuirá o seu tempo de permanência parado em sinaleiros, além de, aumentar a economia de combustível.

Se tiverem alguma dúvida ou alguma pergunta, as encaminhem para o meu e-mail[email protected]

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba.