Mantenha seu veículo em perfeitas condições de uso e a documentação em ordem.

Não estacione em fila dupla, para não interromper o fluxo de outros veículos, pois o trânsito lento significa aumento da poluição, de consumo de combustível e perda de tempo, nem pare em cima da calçada, pois além de se uma infração de trânsito também é um desrespeito para com os pedestres.

carroc elularNão deixe o carro funcionando, ou parado com as chaves na ignição, mesmo que seja em paradas rápidas.

Não deixe objetos que despertem a atenção no interior do veículo, tais como: pastas, bolsas, carteiras, capangas, sapatos finos ou tênis, rádio toca-fitas de gaveta, auto rádio com CD Player, jaquetas de couro, roupas, etc. Tome o mesmo procedimento quando você estiver deslocando nele. Um excelente local para você ter sua bolsa ou capanga é no chão do veículo sob suas pernas : é quase invisível a um eventual arrebatador dela e estará sempre ao seu alcance;

Utilize, principalmente à noite, a pista mais afastada possível da calçada. Isto dificulta a abordagem por um assaltante se você tiver de parar;

Se você está deslocando por uma rua e vê que bem à frente fechou o sinal, reduza a velocidade e vá regulando-a para que antes que você chegue ao cruzamento o sinal se abra novamente. Se isto é inevitável, não pare colado à traseira do veículo que está parado à frente. Pare com uma distância mínima que lhe permita ver por sobre o capô do seu carro, o pneu traseiro do veículo da frente, pois isto lhe dará a certeza de que você tem a distância mínima necessária para se evadir sem precisar dar ré.

Não dirija comendo, bebendo, ou utilizando telefone celular, pois as suas mãos devem estar sempre em condições de realizar manobras inesperadas.

Não dirija ou pilote depois de beber e não beba antes de dirigir ou pilotar.

Não dirija levando crianças no colo.

Não estacione em locais ermos e escuros.

Se tiverem alguma dúvida ou alguma pergunta, as encaminhem para o meu e-mail[email protected]

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba.