Infelizmente está aumentando o caso de roubos a condomínios. A opção ao escolher um condomínio para morar, que antes era sinônimo de segurança e tranquilidade, já não é mais assim uma opção tão segura ou tranquila.

condominio

(Foto: Divulgação)

Já se tornou comum o relato de roubos em condomínios e a cada dia o número de casos registrados está aumentando, não só pela falta de estrutura de segurança, mas principalmente pela impunidade daqueles que cometem os crimes.

O que fazer?

A primeira providência a ser adotada pelos condôminos é a contratação de um Especialista em Segurança para reavaliar os investimentos já realizados e, se for o caso, de ampliar a estrutura de segurança, reaproveitando o máximo dos equipamentos já existentes para minimizar os custos para os moradores.

Um projeto de segurança bem elaborado com certeza irá minimizar os custos finais, pois o investimento poderá ser realizado por etapas, mas sem que haja desperdício de dinheiro, pois caso seja definido pelos moradores que simplesmente querem melhorar a segurança, mas sem um projeto, ao final irão verificar que independente dos gastos a segurança não terá melhorado.

Outra ação que deve ser adotada, apesar de ser mais lenta, mas é com certeza a melhor, é cobrar das autoridades constituídas ações que venham a reverter esse caos em que se encontra a segurança como um todo. Mas é importante ter uma visão macro do problema e não focar apenas na polícia, pois a polícia é apenas a ponta do Iceberg.

É necessário cobrar ações e posturas de todos os órgãos: Poder Judiciário e Ministério Público; do Poder Executivo – Presidente da República, Governadores e Prefeitos; e principalmente do Poder Legislativo, para que realmente cumpram com suas responsabilidades e elaborem leis mais rígidas para que não vejamos mais crimes sendo cometidos por marginais que já foram presos dezenas de vezes, mas que por não terem nenhum de seus crimes julgados em decorrência das falhas e brechas de nossa legislação, que possibilita que um crime leve tanto tempo para ser julgado, que o criminoso ciente disso, tem condições de cometer dezenas de outros crimes com a certeza da impunidade.

Nunca esqueçam PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Caso tenham interesse em ver outras matérias, acessem www.coronelcosta.com.br.