Comprar um carro seminovo não é uma tarefa fácil. Não se deve avaliar apenas a aparência, o preço e os acessórios do veículo.
Se for efetuar a compra em uma loja, verifique se é um estabelecimento confiável, que tenha veículos de boa procedência e que tenha sido recomendado por algum amigo que já realizou negócios com aquela loja.

Nunca se deixe levar apenas pelas aparências, nem da loja muito menos do carro que você está desejando adquirir.

Muitas vezes o comprador encontra um veículo que visualmente está muito bonito e com um excelente preço e fica empolgado em fechar rapidamente o negócio para não perder a oportunidade, mas geralmente são nesses casos onde estão os maiores riscos.

Por isso é fundamental, antes de concretizar a compra, solicitar uma perícia veicular, onde serão detectados, por exemplo: se o carro já foi roubado ou furtado; se houve alteração no chassi; se já passou por leilão; se já esteve em enchentes; se já esteve envolvido em acidentes e que partes do carro foram avariadas e principalmente se não está alienado.

Tal procedimento por mais bizarro que possa parecer pode detectar problemas até em veículos zero km, pois podem apresentar problemas de pequenos reparos na lataria.

O custo de uma perícia é em torno de R$ 150,00 e leva aproximadamente 30 minutos para ser realizada e é emitido um laudo com as avaliações feitas e os resultados obtidos.

Para quem está investindo em um veículo, esse custo não deve ser encarado como despesa, mas sim como um investimento, pois caso seja feita a aquisição de um veículo com problemas os custos posteriores com certeza serão muito maiores que o valor a ser pago numa perícia.

Uma das precauções a ser adotada é verificar se a loja é integrante da ASSOVEPAR, pois os associados são obrigados a manter um padrão de qualidade na revenda de veículos.

Se tiverem alguma dúvida ou alguma pergunta, as encaminhem para o meu e-mail[email protected]

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba.