Um dos momentos em que mais se corre o risco de sofre um assalto é ao chegar e ao sair de casa, pois independente das mudanças de itinerários que façam esses horários geralmente seguem uma rotina.

Por isso é importante que observem a movimentação próxima a sua residência.

Ao sair de casa sempre que possível de uma olhada para verificar se não há alguém suspeito e havendo mais alguém na casa, crie o hábito de solicitar que essa pessoa que fique na janela.

Além de ter alguém que sempre vai lhe dar um tchau também aumentará a sua segurança, pois se houver alguém com a intenção de efetuar um assalto, ao ver que há uma pessoa observando sua saída, essa presença irá com certeza inibir a ação do mesmo, pois saberá que haverá tempo de pedirem socorro e nunca se esqueça de observar o completo fechamento do portão a fim de evitar que alguém se aproveite desse momento para entrar sorrateiramente na sua casa sem que ninguém perceba e cometer um assalto.

Da mesma forma ao chegar em casa, antes de abrir o portão para entrar de uma olhada para verificar se não há ninguém suspeito nas proximidades e caso perceba algo irregular de mais uma volta na quadra e se persistir a sua desconfiança ligue para o 190 informe a situação e caso seja um carro que você considerou suspeito, anote a placa e a repasse para a polícia, pois se houver alguma irregularidade com certeza encaminharão uma viatura e se for uma pessoa suspeita, procure observar as características físicas como altura, peso, cor da pele, a roupa e cor das mesmas, se usa óculos, boné, barba ou qualquer outra característica que ache marcante para poder repassar para a polícia para que quando a equipe chegar possa saber de imediato quem deve abordar.

Caso não haja um portão eletrônico em sua residência mande instalar, pois assim evita que você desça do carro e se exponha desnecessariamente ao chegar e ao sair de casa.

Nunca considere esses cuidados como uma perca de tempo ou um atraso em seus compromissos, mas sim como um aumento na sua segurança e na de seus familiares.

Caso vá chegar a noite e não haverá ninguém em casa, ao sair deixe uma luz acessa, pois assim ao escurecer haverá iluminação em um ponto da casa e quem estiver do lado de fora não saberá se há ou não alguém na mesma.

Nunca esqueça, PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Para outras dicas de segurança ou contratar uma consultoria acesse o site www.coronelcosta.com.br

* O Coronel Jorge Costa Filho é consultor em segurança. Formado em Administração de Empresas, tem doutorado em Segurança Pública. Profissional experiente, já comandou a Polícia Militar em Curitiba