A cada dia que passa, é mais comum constatarmos que as pessoas preferem ir aos Shoppings para realizar suas compras, passear, assistir um filme e até para comerem algo por se sentirem seguras.

Mas recentemente estamos constatando um acréscimo no número de pessoas que estão sendo vitimas de assaltos ao se dirigirem para o estacionamento para pegarem seus veículos ou até mesmo ao pararem na cancela para liberarem sua saída do estacionamento.

O maior número de casos está ocorrendo no Estado de São Paulo, mas como hoje estamos num mundo globalizado, onde as informações circulam com muita rapidez, com certeza teremos um aumento de casos em nosso Estado, pois os “nossos” marginais logo estarão copiando esse tipo de crime.

estacionamento-shoppingComo agem os ladrões?

Eles ficam nos shoppings observando as pessoas próximas às lojas onde os produtos são mais elitizados e ao identificarem um cliente que consumiu valores consideráveis, a vitima “escolhida” é então acompanhada enquanto estiver no shopping e ao se dirigir para o estacionamento e chegar no seu veículo, é abordada pelo assaltante onde lhe é dada a “voz de assalto” e a partir desse momento a farão fornecer as senhas dos seus cartões que os marginais usarão para efetuar compras e saques em dinheiro enquanto a vitima permanece como refém.

Como se Prevenir?

A melhor solução é a ATENÇÃO, ou seja, ao andar pelo shopping, seja um pouco mais observador, repare nas pessoas que estão próximas a você, principalmente quando entra ou sai das lojas. Com essa simples precaução com certeza irá evitar esse tipo de ação por parte dos marginais, pois os mesmos ao perceberem que foram identificados, disfarçam e vão procurar outra vitima já que para o sucesso de seus crimes é fundamental o fator surpresa.

Se perceber esse tipo de comportamento por pessoas próximas a você, fale com os seguranças do shopping e explique o que você está sentindo e vendo. Se for um marginal, com certeza irá embora para não ser identificado pelos seguranças.

Mas se acontecer com você ou com algum conhecido um caso como esse, devem entrar com uma ação contra o Shopping, pois ao adentrarem na área do shopping, o estabelecimento comercial tem responsabilidades com os seus clientes e se pagarem pelo estacionamento essa responsabilidade aumenta ainda mais.

Há muitos estabelecimentos que tentam se eximir de suas responsabilidades, mas as vitimas devem procurar e garantir seus direitos na Justiça.

Por isso nunca esqueça, PREVENIR é sempre o melhor remédio. Para ver outras matérias, acesse www.coronelcosta.com.br