Um tipo de ação criminosa, que até a pouco tempo era raro, está se tornando a cada dia mais comum, que é o assalto a residências durante os horários de confraternização.

Quando as pessoas recebem amigos ou parentes em casa para se confraternizarem ou para uma comemoração, as pessoas tendem a relaxar com o clima festivo e sem perceberem acabam por descuidar da segurança.

churrascoOs marginais que circulam pela região ao perceberem que está ocorrendo uma festa naquele local, ficam nas proximidades observando e esperando um momento de distração, como por exemplo, alguém esquecer o portão aberto.

Com essa oportunidade na falha da segurança, os marginais entram e dão “voz de assalto” e fazem um verdadeiro arrastão entre os convidados e nos objetos da residência.

Por isso é fundamental que nesses momentos de confraternização nunca esqueçam de que a segurança e a prevenção não podem ser deixadas de lado para que ninguém tenha o dissabor de ser surpreendido por um marginal armado no interior de sua casa.

Uma providência que deve ser adotada é sempre orientar todos os integrantes de sua família para que sempre estejam atentos com os portões de acesso e que ao chegar ou sair um convidado, sempre observem se não há ninguém suspeito parado nas proximidades.

Se perceberem algo suspeito, informe seu convidado e esperem até terem a certeza de que não há nenhum perigo.

Outra providência que pode ser adotada é a instalação de refletores que podem ser acionados por sensores de movimento e que lhe será útil não apenas nos dias de festas, mas toda vez que alguém da sua família chegar ou sair a noite, pois a entrada da casa estará sempre iluminada nesses momentos;

Para que o sensor não seja acionado durante o dia é simples, basta instalar um sensor com fotocélula, que somente ira ligar o refletor durante o período onde não houver iluminação natural da luz do dia.

O sensor também pode ser programada para ficar ligado durante um período de tempo pré-determinado que pode variar de 15 segundos até uns 05 minutos.

Por isso nunca esqueça, PREVENIR é sempre o melhor remédio.

Para ver outras matérias, acesse www.coronelcosta.com.br