Mais um grande exemplo a ser seguida pelas universidades brasileiras. A Universidade da California, nos da um grande exemplo em resolver problemas. E ela resolveu dois problemas de uma só vez.A falta de energia e o excesso de lixo. Aliás, as universidades tem este papel fundamental, de aliar conhecimento e solução de problemas, melhorias e principalmente em atender as necessidades de nossa sociedade.

O grupo de estudos da universidade americana, estuda o uso de bactérias para transformar lixo orgânico em energia. A Usina ganhou o nome de Digestor Anaerobico de Energia Renovavel da UC Davis, ou simplesmente Read, na sigla inglesa. O sistema utiliza um processo no qual, por meio da fermentação, bactérias devoram o lixo e produzem metano e gás carbônico, ou seja, biogás.

lixo organico

A Usina foi projetada para converter 50 toneladas de lixo em 12 mil quilowatts-hora de energia por dia. Alem de produzir energia renovável, o Read livra a UC Davis de 2º mil toneladas de lixo por ano.

Obviamente que é impossível compararmos as Universidades americanas e europeias com as brasileiras. Em especial que enquanto eles estão anos luz a nossa frente, investindo em tecnologia e conhecimento, nós estamos somente preocupados em politicagens e afins. Não que nossos alunos não tenham capacidade, mais é preciso criar um ambiente propicio ao desenvolvimento e inteligência acadêmica, a qual não estamos preparados. Alem disto, o mais importante, é preciso mudar a nossa cultura, mudar a educação, transformando as decorebas em inteligência e potencial. Alem de incentivar as políticas e parcerias com o setor publico privado para que haja uma mudança comportamental.

Meu desejo de que possamos avançar com muito investimento em tecnologia, inovação e conhecimento para que os grandes resolvedores de problemas estejam em nosso pais, em nossas universidades e em especial, muito próximos a sociedade que tanto precisa. Um brinde a sustentabilidade, recheado de inovação, tecnologia e cultura.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.