Cuidar do Planeta, sustentabilidade, aquecimento global, vida saudável, poluição, enchentes e afins. Bom,estamos cansados de ouvir tudo isto.

E o cenário é preocupante e pior, nada podemos fazer a respeito.Ou podemos?

planeta salvarTenho acompanhado governos,reuniões, eventos, notícias e muito mais onde o foco é o planeta.Afinal,o que estamos fazendo por nosso planeta? O que podemos esperar das lideranças?

Pois bem,este é o problema,estamos esperando muito dos outros e nada temos feito. Sem a lei, nada é feito. Mas com a lei, pouco se fiscaliza. E onde estão as pessoas de bem? Onde estão os multiplicadores do bem? Onde estão as atitudes sustentáveis?

Nas escolas de ensino fundamental há uma mobilização intensa na busca por uma mudança de comportamento. Nas Universidades apenas discursos, projetos de Tccs, dissertações de mestrado e doutorado. Aliás,as universidades nada fazem. Querem apenas investimentos, clientes e nada mais.Percebo uma inércia em um Planeta de pessoas individualistas e sem vontade de fazer algo.

Poluímos os rios,os mares,as florestas. Poluímos,jogamos lixo na rua,no transito dos grandes centros, nas rodovias ou em qualquer lugar.

Meu desejo de pessoas com atitudes, pessoas responsáveis e com vontade de mudar. De perceberem que não adianta discurso,não adianta falar por falar. É preciso mudar,é preciso fazer,é preciso ter a coragem e o interesse de termos um mundo melhor. Sejamos a mudança que o mundo tanto precisa.Respeitando o próximo, respeitando o nosso Planeta que pede socorro.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas