O mundo passa por um processo de mudança onde a forma de se comunicar está mudando, onde a inovação e a tecnologia e seus processos avançam rapidamente e com isto as oportunidades e ameaças se tornam presente em nosso dia a dia. Com a crise econômica e política obviamente que encontrar soluções em dúvida é o grande desafio.

sustentavelTenho presenciado de forma contínua a mudança que tem ocorrido e a forma em que as pessoas começam a enxergar o mundo. Certamente que as transformações que ocorrem serão ainda maiores e mais abruptas do que antes. Mudamos e avançamos com a inovação e a tecnologia, evoluímos em 2 anos o que antes era em 50 anos. Assim sendo, temos um grande desafio de mudar e melhorar. Obviamente que é preciso sempre pensar na qualidade de vida, nos princípios, ética e tudo aquilo que de bem precisamos como seres humanos.

A partir deste cenário, surgem as oportunidades e com isto os empreendedores sustentáveis. São aqueles que de forma inovativa, utilizam as ferramentas a tecnologia para a redução do impacto ambiental, melhoria dos processos, redução do consumo, melhores resultados e consequentemente o aumento dos lucros. Não basta apenas pensar, é preciso repensar, rever a forma de trabalhar, ir em busca de novas oportunidades na busca pelo novo, pelo ganho competitivo.

É certo que existem muitos empreendedores que alcançam melhores resultados apenas com seu esforço. No entanto, não consigo separar a importância do estudo, da qualificação e de buscar um espaço com um ambiente propício e favorável para que a oportunidade, de forma expansiva e produtiva seja latente nas pessoas. Tenho presenciado de forma muito próxima as oportunidades que temos no estado d Paraná. Temos dentre tantas oportunidades, os NITS(Núcleos de Inovação e Tecnologia), estes instalados nas Universidades Estaduais do Paraná. Sem dúvida que as incubadoras e as agências de inovação dão a oportunidade de que o avanço e a tecnologia, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Qual será o caminho dos novos negócios, das empresas e dos profissionais? Certamente esta pergunta irá impactar diretamente na sociedade e nas oportunidades de negócios! Meu desejo de que possamos pensar a frente, impactar a sociedade com produtos inovativos e sustentáveis. No entanto que sejamos sempre dispostos a sermos seres humanos melhores e felizes!

  • Evandro Razzoto é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas