Evandro Razzoto*

mandela1O mundo parou nos últimos dias para prestar homenagem a um dos maiores líderes do Século XX. Na minha opinião,o maior de todos. Muitas homenagens, lembranças de suas frases tão impactantes, filmes e até mesmo a tudo o que fez pela África do Sul e pelo mundo. Mas a história nos mostra que ele sempre teve uma atitude sustentável em suas ações, seus ensinamentos e sua história de vida.

Para Mandela, entre os 3 pilares da sustentabilidade, o fator social sempre foi o mais preocupante. Não apenas pelo apartheid,o que certamente foi a sua grande bandeira, mas também pelas suas conquistas e resgate da auto estima do cidadão africano. A hipocrisia relacionada ao tema sustentabilidade, onde todo mundo utiliza a palavra sem ao menos entender o seu contexto, torna nossa sociedade medíocre e incapaz de compreender e muito menos agir em prol de um mundo melhor.Seja relacionado as questões ambientais ou sociais.

Tenho vivido intensamente as questões relacionadas ao tema sustentabilidade. Seja por meio da ministração de palestras, cursos in company, aulas, consultorias e reuniões diversas. Lamentavelmente não vejo em nossa nação disposição das pessoas e empresas em agir de forma sustentável. O fato é que temos muitos problemas em diversas áreas.Educação,saúde, corrupção e afins. O tema sustentabilidade obviamente fica em segundo plano.

Conclui relatando através de atitudes.Isto mesmo,Mandela teve atitude em tornar as pessoas iguais,a mostrar a todos que seja qual for a raça,credo ou até mesmo classe social, somos iguais. O problema todo é cultural. O famoso jeitinho brasileiro torna o país refém de maus tratos as pessoas, ao dinheiro publico e as atitudes sustentáveis.Meu desejo que o exemplo e o legado que Mandela deixo,nos faça e nos torne pessoas melhores, felizes, alegres, honestas e com atitudes sociais feitas com amor.

“Eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma.” Nelson Mandela.

 Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas