O tema sustentabilidade já faz parte integrante das grandes empresas. Em especial, as empresas europeias já adotam tais praticas a muito tempo. Além da legislação, as questões culturais ajudam neste cenário. Um grupo de trabalhos sobre relatórios de sustentabilidade, juntamente com o governo federal irão construir uma estratégia na promoção de documentos e legislação.

empresa sutentavelObviamente que as discussões serão intensas na Câmara Federal e o Senado.

Obviamente que estamos longe de desenvolvermos uma cultura em sustentabilidade, mais este é um passo importantíssimo para que algo mude.

A participação dos empresários é de extrema necessidade para que o sucesso venha a acontecer. Tenho visto e presenciado muitos empresários que estão apenas interessados no Marketing Verde, o que obviamente é muito interessante para a empresa. Mais o fato mais importante é o empresário saber, entender, compreender que quando a empresa, de que tamanho for, ao adotar práticas sustentáveis irá reduzir custos.

Quando o empresário brasileiro compreender que sustentabilidade estratégica irá reduzir custos, ele certamente irá investir neste cenário. Tenho atendido empresas do setor público e provado e os resultados são extremamente satisfatórios. Mais é preciso compreender que a sustentabilidade deve sempre ser pensada no longo prazo.

Além de reduzir os custos com água, energia e insumos, uma mudança cultural, favorece não apenas a empresa, mais também na vida dos colaboradores da empresa. Meu desejo de que você empresário, seja de que tamanho for, pense na sustentabilidade como ferramenta estratégica de sucesso para o seu negócio.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas