verde

As empresas investem e muito em Marketing Verde, há uma acirrada disputa para mostrar e provar aos clientes e ao mercado qual é a empresa mais sustentável. Todo este cenário é explicado pela forma em que o mercado enxerga e a fatia de mercado e consumidores que podem ser angariados através do mercado verde. No entanto é preciso diferenciar o que de fato é uma empresa sustentável ou apenas Marketing Verde.

Neste cenário é preciso diferenciar as empresas. Uma empresa sustentável, alem de reduzir o seu consumo e suas emissões de CO2, possui em seu DNA estratégico o modelo de empresa sustentável. A Sustentabilidade sem duvida leva a empresa a reduzir os seus custos. E isto é um diferencial importantíssimo para a sobrevivência das organizações. Os colaboradores são treinados, qualificados, orientados a serem sustentáveis não apenas na empresa, mais replicar em suas casas. Uma empresa sustentável investe em todos os níveis em ações sustentáveis e leva isto a perdurar para que o impacto ambiental será reduzido.

Já uma empresa de promove apenas Marketing Verde, investe “x” em ações sustentáveis e gasta ”10x” em marketing verde para a sua promoção. Com o tempo é possível perceber que é apenas marketing puro. No entanto, em especial no Brasil onde a cultura em sustentabilidade não é tão percebida, é possível que as empresas utilizem este cenário para apenas promover peças mercadológicas para convencer os clientes a consumirem seus produtos.

Estudos mostram que há uma tendência de que os clientes consumam, prefiram e definam sua compra por produtos sustentáveis, de empresas que possuam ações relacionados a sustentabilidade. No entanto, depende muito de faixa e classe social, nível de educação e afins. São muitos fatores, incluindo regiões e países diferentes. A reflexão é importante sobre as diferenças sobre o tema e como aqui não tenho a intenção de promover um estudo aprofundado,apenas provocar o tema para que você, leitor, pense sobre o tema e assim opte em comprar produtos e serviços, de empresas com características e atitudes sustentáveis. Meu desejo de que você, como empresário ou funcionário, seja consciente e leve as empresas algo novo, inovação e tecnologias sustentáveis, bem como atitudes que possam melhorar a vida de todos.

Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.