sustentabilidadeO Mundo em que vivemos hoje é marcado pela industrialização acelerada, o rápido crescimento populacional e o aumento do consumo e produção de bens, resultando em desequilíbrios sociais, econômicos e ambientais.

O resultado dos anos de exploração dos recursos ambientais sem cuidado ou planejamento pode ser observado nas catástrofes ambientais, no efeito estufa e nas mudanças climáticas, na degradação do meio ambiente e nas desigualdades sociais.

Diante deste alarmante quadro, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável na busca pelo equilíbrio perdido. Ouvimos e lemos sobre sustentabilidade nos diversos meios de comunicação, discutimos o assunto em escolas, universidades e empresas. Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é a capacidade de se auto manter. Uma sociedade sustentável, por exemplo, é aquela na qual os recursos naturais dos quais depende para sua sobrevivência não são colocados em risco. Ou seja, uma sociedade sustentável faz uso da água, do solo, do ar e da vida vegetal e animal de forma que estes jamais se esgotarão, utilizam os mesmos ao mesmo tempo em que criam ações que visam preservá-los para o uso no futuro.

A sustentabilidade está baseada em três pilares básicos: o crescimento econômico, a responsabilidade social e a preservação ambiental. Ao conciliar o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e a redução da pobreza, a sustentabilidade é uma forma de recuperarmos o equilíbrio perdido e garantirmos uma sobrevivência digna e de qualidade para nós e para as próximas gerações.

É importante praticarmos ações sustentáveis no nosso cotidiano, analisando nossas ações e os impactos que elas terão para o meio ambiente e para a sociedade

Para ser sustentável é preciso estar consciente de nossa responsabilidade e saber que atitudes aparentemente pequenas produzem resultados surpreendentemente eficazes.

Desta forma, unificando e fracionando pequenas doses diárias de conscientização sustentável, dividindo as responsabilidades entre as pessoas e empresas, do governo, das instituições de ensino e das famílias, teremos um planeta melhor, um mundo melhor!

Este é o tempo de sermos sustentáveis em tudo, sempre!

Baseado no livro Eco Sustentabilidade: dicas para tornar você e sua empresa sustentável, de autoria de Evandro Razzoto.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.