IMG_6328

Em meio a tanta correria, visitei esses dias um Barracão de recicláveis. A cada dia que passa me preocupo ainda mais com a inércia da sociedade no que diz respeito a separação do lixo, em especial do lixo reciclável. Ao longo do tempo tenho me deparado com comunidades envolvidas neste trabalho e o que mais me impressiona é que as pessoas, mesmo com o odor e a estarem trabalhando com lixo, sempre sorridentes e dispostas a tratarem bem.

No entanto, minha preocupação hoje é contigo leitor, com a sociedade que utiliza e produz tanto lixo. Este, acreditem, não é o maior problema, o pior esta na forma em que separamos o lixo, no descarte e destino que damos ao lixo. Meu objetivo hoje é conscientizar a todos na importância de preservarmos o lixo, de separarmos de forma correta e assim gerarmos redução do impacto ambiental, que já é altíssima.Além de gerarmos renda as comunidades carentes envolvidas neste processo.

É muito bom saber que existem políticas publicas que proporcionam a geração de renda e riqueza a comunidades carentes. Alem disto tenho a certeza de que temos a possibilidade de melhorarmos isto, separando melhor o lixo, destinando a estas comunidades que tanto precisam não apenas de renda, mais de apoio, de solidariedade. Somos aquilo que somos e certamente seremos melhores se proporcionarmos ao próximo algo bom. Ter atitude não depende apenas dos outros, mais de nos mesmos através de uma atitude melhor ao próximo.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.