razzotoNeste mês comemoro 6 anos do lançamento do meu primeiro livro. Quando lancei o livro em 2009 o tema sustentabilidade não era tão difundido como agora e mesmo assim o meu sonho de criança se tornou realidade. Minha busca sempre foi utilizar uma linguagem simples, de fácil acessibilidade e compreensão, na busca pelo desenvolvimento sustentável. E o tema continua sendo interessante, em especial pela necessidade das empresas reduzirem os seus custos através da sustentabilidade, o setor publico tendo a pressão e necessidade de se readequar, bem como das pessoas em busca de um planeta melhor.

O que era apenas uma realização de um sonho, se tornou referencia em publicações cientificas, artigos acadêmicos,conclusões de cursos de graduações, dissertações de mestrados e teses de doutorados. Alem de muitas palestras, cursos in company, MBA, especialização e afins, bem como consultorias e tantos outros cenários introduzidos no mercado. Me perdoe se parece pretensioso de minha parte falar sobre meu primeiro livro, no entanto o fato é que alem de falar sobre a importância e relevância da sustentabilidade, meu desejo neste artigo é de que você possa pensar sobre importância em sonhar, em planejar e ir em busca de seus sonhos e projetos.

Na vida o que vale são os momentos felizes, as conquistas, as vitorias, o respeito, o valor, as amizades, a família e tudo que nos faz bem. Meu desejo de que você sonhe, vá em busca de seus sonhos para que você e os seus sejam felizes. Um mundo melhor e sustentável, depende exclusivamente de que as pessoas sejam felizes, tenham qualidade de vida e sempre melhorem. Não há vitoria sem derrotas, não há alegria sem frustrações, não há realização de um sonho sem dedicação. Seja feliz hoje e sempre e saiba que com muito esforço podemos chegar onde queremos.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.