Gestão é uma palavra muito explorada nos últimos tempos. Nas Universidades, na “Gestão Pública”, nas empresas e na mídia de forma geral. Afinal qual o significado de gestão e seus benefícios? Como adotar estratégias de gestão com resultados?

Primeiro, tentarei de forma breve resumir o que é gestão. É um ato de gerir, administração, gerência. É uma forma de se conduzir de forma organizada determinada empresa, organização pública e afins.

Afinal, o que tem a ver gestão com sustentabilidade? Exatamente isto, sem organização, conhecimento e gestão é impossível chegar ao resultado esperado. Cuidar do Planeta, dos rios, mares, córregos, florestas, matas, centros urbanos, educação ambiental, cultura das pessoas e o lixo. Os resultados só irão aparecer quando da organização, da gestão organizada, competente e do controle do ecossistema.

Falando em ecossistema, além da sustentabilidade, a inovação também é um item muito relevante do ecossistema que de forma interligada melhora os processos, leva a vantagem competitiva e ao ganho de mercado. Tema este que nos parece em algumas cidades com muito discurso e com poucas ações. A importância do conhecimento com as ações conjuntas levam alguns cenários e projetos de maior sucesso. Dentre eles gostaria de destacar a Governança de Parques Tecnológicos do Estado do Paraná, este coordenado por mim e que possui uma equipe altamente competente e qualificada. Gestão se faz com conhecimento, competência e coesão de projeto, planejamento e time qualificado.

Meu desejo de que você se qualifique, estude, vá em busca de resultados, bem como alcance o sucesso com seu trabalho, empenho, gestão eficiente e trabalho em equipe não apenas na sua empresa, mas no seu dia a dia, na sua vida e que seu futuro seja de muita felicidade. Uma semana sustentável e abençoada a todos.

  • Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas