Sou um crítico pela forma em que os veranistas cuidam das praias. Seguidamente vemos muito lixo jogado na praia, nas ruas, no mar, das dunas e nas restingas. São muitos os fatores que interferem no desrespeito do ser humano com a natureza. Precisamos também estar atentos pela maneira que o poder público tem conduzido a limpeza em nosso litoral.

Em primeiro lugar, quem perde com a sujeira é próprio usuário, este é um fato. Mudar o comportamento, a atitude, a forma em que cuidamos de nosso planeta precisa ser cada vez mais intensa. Mudança de cultura, promover o bem, difundir as ações e cuidado com a natureza precisa ser parte do processo. Pessoas precisam entender que cuidar das praias gera benefício e consequentemente reduz o impacto ambiental.

Também precisamos reconhecer que no Litoral do Paraná há uma evolução neste sentido. O poder público tem feito limpezas de forma intensa, bem como ações para que as praias estejam limpas. O tratamento do esgoto tem sido outro fator importante neste processo. Parabéns ao poder público pela evolução.

Tanto se fala em cuidar dos animais, dos rios, dos mares e da biodiversidade em geral. As pessoas criticam os políticos sobre a corrupção, mas jogam bitucas de cigarro n areia da praia e o lixo de forma geral. A corrução esta no ser humano! Decidir ser melhor, cortar as formas de corrupção é e certamente será mais que importante para que possamos conviver de forma amistosa, respeitando mutuamente o próximo. Mudar e decidir mudar de atitude certamente deve ser o nosso desafio para este e os próximos anos.

Meu desejo de um Feliz e abençoado 2017 a você e aos seus! Temos que ser a mudança que queremos e seja como for, nas férias, nas suas viagens, no trabalho, em família ou com os amigos, no transito e em qualquer lugar. O que acha de plantarmos uma boa semente? Vamos juntos fazer um mundo diferente!

  • Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas