arvore

Início de ano, tempo de repensar, refletir, definir novos planos e projetos. Nos últimos dias o interior do Paraná vem sofrendo com as chuvas. Obviamente que o volume das chuvas foi intenso. Nada que justifique tanta devastação. Meu desejo que que reflitamos sobre este cenário.

Com o desmatamento, o avanço das plantações e com os desmandos do homem, os rios sofrem. Juntamente ao leito dos rios, a importância das arvores, além de preservarem, ajudam a absorver a água. O papel fundamental das arvores neste contexto. Sem contar com a ajuda que as arvores proporcionam para a biodiversidade, a manutenção e o equilíbrio da temperatura e do clima. Sem dúvida que neste contexto temos a possibilidade de reduzir o impacto ambiental que temos causado ao planeta.

Tudo que plantamos, certamente colheremos. Este dizer bíblico certamente é uma grande verdade. No que diz respeito a natureza, certamente se aplica da mesma maneira. Meu desejo que você, juntamente com a sua família, seus filhos, plante uma árvore. Que ela seja símbolo de um novo momento, de algo bom e que possa trazer alegria a você e aos seus. Além do Planeta agradecer, nós certamente iremos colher os frutos de dias melhores, com mais respeito a natureza e ao próximo, onde as pessoas possam viver em harmonia em busca de dias melhores.

Não deixe a crise levar você ao desanimo. É preciso se preparar para o novo momento, de dias melhores, de paz, amor e alegria. Um ano feliz a você e aos seus, plantando coisas boas, incluindo uma árvore. O futuro depende do que fazemos, daquilo que plantamos e assim teremos dias melhores.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas