planetaQuando pensamos em planeta, logo nos vem à mente a imensidão que temos, água em abundância, florestas e um mundo a ser explorado com recursos infinitos. Isto mesmo, é assim que estamos tratando o nosso planeta, o mundo onde vivemos.

Pela forma em que estamos cuidando da água, do solo, do mar, das florestas e dos rios, do ecossistema e da biodiversidade,certamente devemos imaginar que temos tudo em abundância. Seria irônico, mais é trágico.

Estamos destruindo o Planeta, acabando com tudo que temos e nos é oferecido. Não bastam as notícias sobre a destruição do Planeta, as causas que nos afetam, parece que temos que sofrer ainda mais, ter a água acabando, o ar poluído e nos causando doenças respiratórias. O Planeta pede socorro, a imensidão verde das florestas está sendo dizimada e nós estamos apenas preocupado conosco.

Pelo que percebo, estamos achando que nada de ruim irá acontecer, que em um passo de mágicas tudo será renovado e terrenos nosso planeta intacto de volta. Temos que repensar nossas atitudes, reduzir nosso consumo de água e energia, reciclar, reutilizar, repensar quem somos e o que queremos. Façamos nossa parte, sejamos a mudança que queremos no mundo. Meu desejo que possamos deixar nosso Planeta mais verde para que possamos viver nele com harmonia!

Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.