Segundo dados da Global Footprint Network,um organismo internacional de sustentabilidade, os estudos mostram que em 2015 já consumimos o total dos recursos naturais que tínhamos para o ano todo. A muito tempo que temos esgotado e consumido de forma exagerada e desequilibrada os recursos naturais. Já estamos operando no vermelho.

recursosConforme os estudos, o dia da sobrecarga da Terra, marca a data em que gastamos os recursos disponíveis para o ano. Há mais de 15 anos que estamos esgotando no mínimo 3 meses antes do ano acabar. O calculo é feito baseado nos recursos que temos em nosso Planeta disponíveis para serem utilizados em um ano. Se entendermos este cenários, fica fácil identificar que estamos devendo e muito ao Planeta. A pergunta que eu tenho feito é o que temos fazendo do lugar onde vivemos? E pior, nada ou muito pouco se faz para que o impacto ambiental seja reduzido.

A poluição, o consumismo excessivo, a falta de atitude para reduzir o impacto e o consumo da água e energia, dos insumos e de todos os recursos naturais. Sei que tenho sido “ecochato” em tanto falar sobre os problemas relacionados ao Planeta. No entanto, até falo de projetos e avanços, inovação tecnológica e boas ideias sobre a sustentabilidade. No entanto, os problemas são infinitamente superiores em relação as coisas boas.

O Planeta pede socorro, estamos levando o ambiente onde vivemos a um verdadeiro caos, a ponto de explodir. Não plantamos arvores, não preservamos as nascentes e os rios, não reduzimos o consumo de água e energia e muito menos temos propagado o tema. A sociedade, o setor publico privado também não. Muito pouco se faz sobre tudo isto. Temos que ter a consciência em disseminar o tema em busca de um ambiente melhor para vivermos.

Somos consequência daquilo que fazemos, daquilo que pensamos e temos como modo de vida. Não se trata de radicalismo, temos que buscar o equilíbrio em busca de um Planeta melhor, do desenvolvimento sustentável para que no futuro possamos respirar ar puro, termos água potável e qualidade de vida. Pense nisto, o Planeta pede socorro, esta no vermelho, e o que você tem feito sobre isto?

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.