Quinze cidades brasileiras aderiram até agora à sexta edição da campanha A Hora do Planeta, lançada na quinta-feira (13) pela organização ambientalista brasileira WWF-Brasil. O ato simbólico está programado para ocorrer no dia 29 de março, entre as 20h30 e as 21h30, período em que cidadãos, instituições públicas e empresas de todo o mundo apagarão as luzes em uma mobilização contra o aquecimento global.

hora2

A campanha terá este ano o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”. A iniciativa foi criada em 2007 pela Rede WWF. O World Wide Fund for Nature (WWF) é uma organização não governamental internacional que atua na área de conservação, investigação e recuperação ambiental.

No ano passado, 113 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta, totalizando 627 monumentos, prédios históricos e espaços públicos que apagaram as luzes na hora marcada.

Além de combater o aquecimento global, este evento leva a sociedade a conscientização. Certamente que nem todos poderão participar do evento por vários fatores. Vamos além, como tenho dito em palestras, quando a sociedade compreender a importância de reduzir o consumo, buscar o EQUILÍBRIO. Alias, este é o meu desafio a todos. Este é o nome do jogo.Faça a sua parte, não precisamos ser radicais. O radicalismo não leva a nada, apenas ao nada. Se reduzirmos em pelo menos 10% o nosso consumo com água, energia e insumos, certamente a longo prazo teremos melhorado e muito o nosso Planeta.

 Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas