feriadoNesta semana temos comemorações em virtude do 7 de setembro. Obviamente que o patriotismo esta meio em baixa devido as circunstancias políticas e econômicas que vivenciamos. Mesmo assim, em especial nas escolas os eventos cívicos são feitos em cada canto do país. No entanto, para a maioria das pessoas, em especial para os curitibanos onde o feriado do dia 8 favorece as viagens e afins.

Uma excelente oportunidade para pensarmos sobre o cuidado que estamos tendo com nosso país, nossos rios, nossas florestas, nossos mares, cidades, praças e parques. O que dizer do ar que respiramos e do consumo excessivo. Pois é, pouco ou quase nada temos feito pelo nosso país.Se não bastasse os desmandos com a corrupção e incompetência, estamos destruindo nosso Planeta.

Sempre vemos o orgulho americano, na forma em que eles defendem sua bandeira e seus interesses. No Brasil, apenas em poucos eventos esportivos temos isto. Quem sabe, seja em um ato civil público comemorativo ou mesmo em viagem, pare um momento e repense sua atitude para com Planeta. É tempo de reduzir o consumo excessivo de água, energia e insumos. Preservar a natureza, reduzir o impacto que temos causado ao Planeta.

Uma semana de feriado delicioso com muita atitude sustentável, preservação ambiental e sustentável a todos os brasileiros. Que não apenas seja resgatado o nosso orgulho de ser brasileiro, bem como de cuidarmos do ambiente em que vivemos.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.