Certamente no período da Copa, muitos turistas estrangeiros visitam o Brasil. Obviamente que o numero dos turistas não é nem um terço do que o esperado pelo governo. No entanto, os mais de 700 mil turistas, tem a opção de visitar os Parques, dentre eles os 69 parques nacionais.

parque iguacuFoto: cataratasdoiguacu.com.br

Os parques são sem duvida nenhuma uma grande opção de lazer e a possibilidade de conhecerem mais sobre a natureza brasileira. Conheço alguns deles, mais obviamente que sempre irei falar do mais belo de todos existentes no país, o Parque Nacional do Iguaçu, onde esta situada uma das 7 maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu.

Foz do Iguaçu é a segunda cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros no Brasil. Além das Cataratas e todo o complexo turístico existente, a cidade possui outros tantos atrativos turísticos. O Parque das Aves, sem dúvida nenhuma deve ser a sua segunda opção. Alem de poder conhecer um numero imenso de aves, é possível andar nos viveiros e tirar foto com as mesmas. Além disto, o complexo hoteleiro, é um dos melhores do país.

Se não bastasse isto, o Paraguai é um centro muito atrativo de compras, bem como a ida a cidade de Puerto Iguaçu, na Argentina que possui casino, feirinha de compras e comidas, restaurantes muito bons, além do Duty Free da Argentina.

Voltando ao Parque Nacional do Iguaçu, todas as ações existentes de preservação ambiental, atitudes sustentáveis e um gerenciamento muito competente do Instituto Chico Mendes. Desta forma, acredito que aos turistas esta bem servidos no estado do Paraná. Aqui temos o melhor, mais belo e mais conhecido parque nacional do pais. Se você, brasileiro, não conhece, eis uma excelente opção de conhecer mais um pouco da natureza, de um local sustentável que temos que preservar e muito.

– * Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas