natureza

Tenho me deparado com tantas situações onde as pessoas simplesmente tem ignorado o próximo, o respeito, a amizade, a compaixão e o cuidado com a natureza. Muita atitude insana na busca pelo prazer, pelo próprio bem estar, vaidade e individualidade. No entanto, é preciso comemorar as conquistas, os avanços aos quais pessoas e empresas conduzem o seu futuro.

Pelo Paraná tenho presenciado momentos de indignação pela forma em que as pessoas conduzem suas vidas, suas atitudes e o seu cuidado com a natureza. No entanto, quero aqui separar este tempo para refletirmos e buscarmos algo melhor para o nosso futuro e além disto, valorizarmos as coisas boas que são feitas.

É certo que na vida temos escolhas e estas irão refletir no nosso futuro. Não se trata apenas de atitude, respeito, cuidado com o próximo e com a natureza. Trata-se do repensar, da mudança de atitude, da forma em que enxergamos e fazemos para mudar o mundo. Algo precisa ser feito e de forma prática e rápida. Não apenas em nossas atitudes, mas também no que diz respeito a forma em que queremos ser vistos, em que tratamos as pessoas e replicamos os bons exemplos.

Somos consequência daquilo que aprendemos, vivemos e entendemos como o correto, além dos exemplos. Podemos escolher entre o bem e o mal, entre o fazer e o simplesmente esperar, entre o agir e o deixar como está. Temos que escolher e o momento é de ajudar ao próximo, de escolher fazer o bem, de querer ser melhor, de cuidar daquilo que a nós foi concedido, de cuidar do Planeta, da água, do solo, do mar, das plantas, das árvores e do lixo que tanto tem destruído nosso planeta. Mas também é hora de investirmos em coisas boas e dentre elas, as pessoas. Faça o exercício de fazer e multiplicar o bem, seja ao próximo ou a natureza. sejamos parte da mudança que queremos no mundo. Pessoas mudaram o mundo com pequenas atitudes que certamente impactam em nossas vidas todos os dias. Para onde vamos? Para onde queremos ir? Vamos juntos promover o bem e fazer a diferença?

  • Evandro Razzoto é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas