O Papa Francisco assegurou que o maior desafio da humanidade é a preservação ambiental. “Estamos destruindo a Criação….Matamos a natureza sem nos dar conta de que estamos ficando com um deserto, não com um jardim. Deus nos deu a maravilha da Criação não para explora-la, mas sim para amá-la e levá-la a sua perfeição”, afirmou Francisco.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Dentro deste cenário, o Papa falou sobre reciclagem e a tantos outros fatores pertinentes ao desenvolvimento sustentável. Não apenas por ser o Papa, mais o fato deste artigo retratar o posicionamento de um líder mundial, o fato é que o tema precisa ser debatido e tratado com maior importância. A própria Bíblia fala sobre tais questões. É preciso, independentemente da religião, que as pessoas mudem seu comportamento em busca do desenvolvimento sustentável. Cuidar do planeta, reduzir o impacto ambiental deve ser parte integrante de todos nós.

Meu desejo de que você reflita sobre a sustentabilidade, não como radicalismo, mais em busca do equilíbrio em todas as suas ações. Desta forma podemos realizar a mudança e a melhora que todos precisamos para que o Planeta seja utilizado de forma consciente.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.