O desmatamento para o cultivo de soja e as represas são os grandes vilões das inundações que assombram o Brasil, o Paraguai e a Argentina. Em média pelo menos 700.000 pessoas são afetadas. Estas informações são da Fundação Vida Silvestre em Buenos Aires.

inundacoesJá tive a oportunidade de ministrar uma palestra em um evento onde eles estavam presentes. Possuem um trabalho serio e confiável. Me chama a atenção de que os países mencionados não controlam, muito menos cumprem a legislação vigente.

Os desastres naturais, bem como o acumulo de chuvas, afetam diretamente as represas. Obrigados a soltarem a água represada, invadem cidades e deixam muitos mortes e desabrigados. O fato é que estes fatores estão interligados, o desmatamento causa uma reação no Planeta e as chuvas vem como consequência.

No último mês pudemos observar o fechamento das Cataratas do Iguaçu pelo incrível e absurdo aumento de água, o maior nos últimos 30 anos. Gostaria que isto fosse apenas uma exceção. Mais o fato é que estamos deixando nosso planeta absurdamente revoltado e estamos sujeitos a tais desastres.

Se continuarmos assim, certamente teremos sérios problemas a longo prazo. A verdade é que a sociedade, o governo, as empresas e a sociedade de forma geral não estão preocupados com isto.Estamos sendo simplesmente ridículos em relação a isto. O descaso e a nossa indiferença levara o mundo a ruir.

Meu desejo de que possamos mudar esta história, começando pela nossa casa, nosso trabalho, na rua e em qualquer lugar. Faça o teste, reduza 10, 20% do que impacta o Planeta e certamente teremos bons resultados e a volta do equilíbrio e médio e longo prazo. Meu desejo de dias melhores, com muita saúde e uma vida sustentável a todos.

 – * Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas