sustenta1
Há muito tempo se fala em gestão sustentável, em ser sustentável, em promovermos a sustentabilidade e assim por diante. Me perdoem a  sinceridade, só que a hipocrisia dos políticos em dizer que são  sustentáveis, em dizer que promovem a sustentabilidade é um absurdo.  Menos de 1% das gestões públicas possuem ações sustentáveis. Isto  mesmo, acredite que muito pouco se faz, apenas falácias e o apelo midiático e mercadológico.

Imagine você com seus filhos, dizendo a eles que é importante usar o cinto de segurança, não dirigir ao beber, respeitar ao próximo,  estudar etc. Se você não der o exemplo será difícil o mesmo seguir  seus conselhos. Obviamente que temos que ser exemplo e replicarmos as  boas ações, seguir os bons exemplos buscando melhorar sempre. Pois  bem, assim entendo que o setor público deveria atuar no que diz  respeito a sustentabilidade, a preservar o planeta, a reduzir o  consumo de água, energia, insumos, destinar corretamente o lixo,  buscar tecnologia para melhorar, replicar a cultura sustentável etc.

Da mesma maneira que você deve ser exemplo, herói de seus filhos e  gostar muito de tudo isto, assim as empresas públicas tem a obrigação  de mostrar e ser exemplo, ser referência, promover as boas ações para,  além de reduzir seus custos, potencializam os projetos e resultados.

É preciso repensar e muito as ações dos políticos em todos os níveis,  dos vereadores ao presidente da república. Um país com excelência  precisa ser, fazer, multiplicar e transformar uma sociedade. Além da  educação, as questões sustentáveis proporcionam uma melhor qualidade  de vida as pessoas, preserva a natureza e a biodiversidade inserida  neste contexto, reduz custo e aumenta a capacidade de investimento de  uma sociedade. Pense a respeito, cobre dos políticos e seja exemplo  onde quer que você esteja, sempre em busca do desenvolvimento  sustentável.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas