O tema já é conhecido, porém, do discurso, da teoria a prática há uma distância enorme. Como exemplo, a educação dos filhos. Com exemplo é mais fácil dos filhos viverem aquilo que os pais tanto falam. Quanto ao ser sustentável, que ações e exemplos podemos tomar para nós? Como multiplicarmos as pessoas os bons exemplos?

Preservar o Planeta, não jogar o lixo na rua, não poluir os rios e mares. Separar o lixo de forma devida, reduzir o impacto ambiental, buscar o equilíbrio necessário para o bem de todos. Tudo isto temos cansado de falar e na prática o que vejo são pessoas tratando do tema sem importância. Aquilo que plantamos, colhemos. Aquilo que fazemos nos tratá consequências e neste caso, desastrosas.

Sejamos então seres sustentáveis, buscando equilíbrio, unindo e seguindo os bons exemplos. O Planeta precisa de multiplicadores do bem, de paz, de alegria, felicidade e também de atitudes sustentáveis. Vamos juntos mudar nossa rua, nosso bairro, nosso trabalho, nosso dia a dia, nossas vidas em busca de um mundo melhor com pessoas melhores? Vamos juntos mudar a história de nossas vidas, nossos familiares de do próximo. Sejamos o bom exemplo a todos!

*Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.