Muito se fala sobre o aquecimento global, a falta da água, mais o que dizer sobre a produção de lixo no Brasil? E ainda mais, o que o Brasil faz em relação ao lixo reciclável no pais?

Pois bem, neste artigo vou discorrer sobre o tema. Afinal, o Brasil recicla o lixo? Sabe o que é isto? Como podemos fazer a nossa parte? Muito se tem a fazer, muito precisa ser feito com urgência.

reciclavelNos últimos 30 anos os avanços foram considerados, no entanto ainda estamos muito a quem do que devemos. Quando se fala de lixo reciclável, não se pode deixar de falar do que foi feito, do pioneiro neste cenário como gestor publico. Jaime Lerner, foi prefeito de Curitiba e Governador do Parana. Ele foi o responsável pelo grande projeto de reciclagem no pais, em Curitiba, denominado” Lixo que não é lixo”. Este projeto até hoje é referencia em grandes cidades do mundo. No entanto, como em tudo que se faz no Brasil, quando não há continuidade, a redução é inevitável. Ainda mais quando os aspectos culturais são tão importantes.

Recentemente uma pesquisa afirmou que cidades como Curitiba e Porto Alegre estão como as que mais se reciclam lixo em nosso pais, seguida por São Paulo. A mesma pesquisa identificou que os avanços se devem em virtude de empresas privadas, que em busca de lucro e oportunidade, avançam, incentivando catadores e cooperativas a obterem um cenário interessante e oportuno. Desta feita, é importante que haja uma união entre o setor publico provado em busca de bons frutos. O setor privado certamente, alem da oportunidade em obtenção de lucro, é parte fundamental para o sucesso da reciclagem. No entanto, o mais importante e relevante é o fato de que é preciso que o setor público se posicione e haja urgentemente.

Se não bastasse isto, o mais importante é levar a população a informação, o conhecimento, a mudança de comportamento e principalmente a mudança cultural. Curitiba foi grande exemplo na era Lerner. Muitos de nós ainda mantemos aquilo que aprendemos quando criança. É preciso de que todos se unam em busca desta mudança em busca da sustentabilidade, da reciclagem e de um mundo melhor.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.