Caminhando por alguns parques de minha cidade, a bela e tao famosa Curitiba, pelo histórico e belezas com suas áreas verdes, me deparo com os córregos, lagos e toda a biodiversidade destruída e poluída. Quanta indignação.

jogar lixo no chãoLixo no Parque Barigui – Foto: amigosdoparquebarigui.blogspot

Há muito tempo tenho defendido que devem haver politicas publicas que não apenas tenham leis, mas que haja educação, conscientização e acoes efetivas em busca do desenvolvimento sustentável. Não adianta criar parques, estacoes de sustentabilidade se não ensinamos as pessoas a separar o lixo, mudar a cultura e o comportamento dos mesmos.

Obviamente que não da voto trabalhar com estas politicas de educar e ensinar, de cobrar e fiscalizar, de construir um futuro. Somos muito imediatistas para que as politicas publicas sejam alteradas.

É preciso construir uma nova cultura de transformação para que as pessoas sejam parte das cidades, cuidem e colaborem com o futuro. A poluição dos rios e córregos, a falta da mata ciliar ao redor dos rios, a biodiversidade sendo a cada dia sendo extinta e unindo ao descaso do poder publico e da sociedade.

Precisamos repensar qual cidade nos queremos e o que temos feito pelos nossos rios, parques, praças, rios, água, córregos, solo, florestas e a biodiversidade integrada. Vivemos um momento de mudança em nosso pais e precisamos repensar tudo aquilo que queremos para nossa cidade. Vamos aproveitar e repensar o forma e a utilização de nossos espaços públicos e privados.

Que sejamos proativos em mudar, em repensar nosso jeito de cuidar de nossa cidade, de nosso meio ambiente em busca do desenvolvimento sustentável. Definitivamente precisamos ser a mudança que queremos no mundo, precisamos nos unir em busca de uma cidade melhor. Pense nisto, pense consciente, vote consciente e que nossa cidade seja melhor e com um futuro melhor.

  • Evandro Razzoto é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas