Temos vivido dias de mudanças na forma de se comunicar, a tecnologia empurrando e desafiando o novo, a cultura das pessoas e com isto o receio, o medo e a incerteza. Como o ser humano tem encarado tudo isto em tempos de grande transformação em tudo e todos?

Este é o grande desafio, como utilizar a tecnologia, os novos modelos de negócios, que profissional o mercado precisa e como nós podemos e devemos nos adaptar a este cenário. Primeiro gostaria de retratar a importância do estudo, da disciplina, da leitura e da dedicação de cada um em se reinventar, em sair da zona de conforto e sempre buscar a melhoria pela qualificação como profissional. Em segundo, entender o processo de mudança, mas de forma alguma deixar com que toda a mudança venha a mudar seu caráter, respeito ao próximo e valorização do ser humano.]

Por fim, entendermos o momento de mudança e transformação pelo qual o mundo passa e com ele a mudança da forma de pensar, trabalhar e do modelo de empresas que irão sobreviver. Buscar a qualidade de vida, a sustentabilidade do Planeta, a preservação e a redução do impacto ambiental são fundamentais. Mas não podemos ignorar que a inovação tecnológica tem impactado de forma direta nossos dias. Sou um entusiasta da tecnologia, em especial de aulas de robótica para as crianças, onde os exemplos levam os alunos a um maior aproveitamento em sala de aula, incluindo em outras disciplinas e o raciocínio dos mesmos. Inclusão não como oportunidade ideológica simplesmente, mas como ferramenta de mudança e qualificação no ensino.

É preciso buscar o equilíbrio entre o novo com aquilo que temos vivido historicamente, desafiarmos e fomentarmos uma nova geração de profissionais competentes e envolvidos com o novo, utilizarmos a tecnologia para simplificarmos e para ser um ator no processo de qualificação das pessoas na educação, de suas rendas e emprego. Sucesso a todos e viva a possibilidade de mudarmos, de sermos melhores sempre!

  • Evandro Razzoto  é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.