sustentaOs tempos são de crise, 2016 continua com as mesmas perspectivas como de ano anterior. Crise, corrupção, mau uso do dinheiro público, desemprego e tantas outras notícias ruis. Devido a estes e outros tantos problemas, sem dúvida é preciso ser feito algo para reduzir o impacto dos problemas. No entanto, em meio a crise, oportunidades de mudança e melhoria sempre estão a disposição daqueles que buscam mudar e melhorar, surpreender e se destacar em meio a tanta competitividade.

Como uma grande oportunidade, estão as possibilidade na gestão das organizações. Muito se fala em sustentabilidade, no entanto as empresas precisam compreender que a sustentabilidade estratégica dentro das organizações leva as empresas em especial a redução de custos. Isto mesmo, reduz custo da empresa. Sem contar nos benefícios institucionais, pessoais, de saúde, marketing verde e afins.

O grande desafio é compreender o que significa sustentabilidade, como pode ser aplicada, quais são as empresas que são referência neste cenário. Levando em consideração o Brasil, logo falamos que sustentabilidade somente se aplica a grandes empresas, multinacionais etc. No entanto, acredite, esta mudança e a gestão em sustentabilidade estratégica pode ser aplicada em sua empresa, por menor que seja, incluindo empresas de serviços e comércio em geral.

Somos responsáveis pelos nossos atos, pelo direcionamento que damos aos nossos negócios, por isto seja consciente, vá em busca da sustentabilidade em sua vida, sua empresa e seu dia a dia. Somos uma geração que precisa mudar e cuidar do Planeta. Caso contrário teremos um futuro comprometedor com a poluição, causando impacto ambiental danoso, nossa saúde, a biodiversidade e os recursos naturais. Vamos mudar juntos esta realidade, afinal somos consciência daquilo que plantamos. Uma geração sustentável deve existir levando a frente a mudança que precisa ser feita.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas