IMG_8753Brinquedoteca da UENP

A propaganda nacional fala sobre sermos a pátria educadora. Não irei comentar isto, já que quando se fala em educação, estamos falando de uma construção de pelo menos 20 anos e não apenas de abrirmos vagas nos ensinos técnicos e superiores. Não se trata de abrir vagas, e sim de qualificar a educação. E além disto, educação deve ser investida na base. Mesmo o tema sendo polêmico, entendo que precisamos falar sobre a educação, ainda mais a ambiental.

IMG_8823Tenho viajado muito pelo estado do Paraná e percebo que independentemente da região, as pessoas estão se atualizando, as escolas e as universidades investem em boas ações, em bons projetos de educação. Quero neste post falar do que eu vi na UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná, em Cornélio Procópio, onde uma brinquedoteca foi criada para atender as crianças e estudantes da região. Um projeto incrível, encantador que atende as crianças com o intuito de instrui-las sobre a vida, educação financeira, respeito, reciclagem, teatro e tantas outras coisas. Se queremos construir um pais melhor, um pais que investe em educação é preciso que façamos nossa parte.

Com apoio da Universidade, seus professores e todos aqueles que de alguma maneira apoiam o projeto, tenho a certeza de que é possível construirmos um país melhor, de pessoas melhores e preparadas para mudarem a história. São mais de 350 crianças atendidas por mês, que passam um período no local para aprenderem, se desenvolverem e assim mudarem a sua história. Eu entendo que a aproximação das pessoas, conhecendo a universidade, entendendo os cursos, para que serve etc, podem plantar uma semente, tornar possível, ser parte do sonho das pessoas em estudarem. Não tenho a menor dúvida de que quando as crianças conhecem profissões, cursos, ambientes da universidade, professores, estudantes, elas mudam suas perspectivas.

Quero parabenizar este projeto da UENP e de todos que tornaram possível este projeto que sem dúvida ajuda e muito esta região do estado do Paraná. Não vivemos somente em um país de desmandos e corrupção, vivemos em um país onde pessoas sonhadoras realizam grandes projetos e deixam um legado para um país melhor, A educação, quando tratada de forma correta sem dúvida ira mudar o país. Como professor, entendo que trabalhar, sonhar e levar as pessoas a sonharem conosco, tornará as pessoas melhores. Não acredito em movimentos que estão apenas preocupados com questões políticas e pessoas, acredito sim em pessoas que levam alunos e sociedade a sonharem e tornarem em realidade. Uma semana abençoada e sustentável a todos!

  • Evandro Razzoto é coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Governo do Estado do Paraná. Professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas