poluicaoPassamos por dias sem chuva, com a umidade do ar muito baixa e por consequência os problemas respiratórios em alta. Por onde passo as pessoas reclamam que estão sofrendo com este cenário. Eu já falei neste espaço sobre os problemas respiratórios referentes ao impacto causado pela poluição. Pelo menos 60% da população mundial terão problemas sérios de saúde nos próximos 20 anos. Isto me preocupa e muito pois temos uma realidade muito preocupante para este momento e os próximos também.

A poluição que vêm das industrias, dos combustíveis e de tudo que produzimos e impacta o planeta sem duvida tem gerado um desconforto muito grande. No entanto, o que vejo são as pessoas e empresas do setor publico e privado ignorando este fato. Algo precisa ser feito, pois a cada dia tornamos o nosso planeta, o ar que respiramos ainda pior e estamos simplesmente inertes a este cenário.

Pergunto a você, que mundo você quer? Que futuro você sonha para você e aos seus? O que você quer estar fazendo nos próximos 20 anos? Pergunto para que reflitamos sobre tudo isto. Temos sonhos, desejos, projetos de vida. Temos uma vida por viver e estamos deixando o nosso bem mais preciso que é a saúde simplesmente em segundo plano. Cuidamos e nos preocupamos com a tecnologia, com os bens materiais e a vida? Nossa vida esta simplesmente sendo impactada pela poluição, pelo ar que respiramos.

Que nossas atitudes sejam baseadas em nossa felicidade, na busca pelo desenvolvimento sustentável e que a cada dia sejamos melhores, que tenhamos conscientização em preservar o nosso planeta e que dias melhores venham. Sejamos a mudança que queremos no mundo. Sejamos pessoas melhores em busca de dias melhores e um planeta melhor, hoje e sempre.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.