P

A Cidade de Munique, terceira maior cidade da Alemanha, define como metade tornar a cidade totalmente livre de energia e poluentes que impactam o Planeta. Certamente o exemplo tem que vir da Alemanha, um dos maiores exemplos e que sempre esta a frente com ações sustentáveis. Atingindo a meta, torna a cidade numero um em sustentabilidade.

Alem da construção de uma Usina Hidreletrica, a utilização de esterco do zoológico de Munique que se torna biocombustivel, os projetos de energia eólica e solar, potencializam a cidade na tão ambiciosa meta. Sem duvida o maior exemplo em sustentabilidade no Planeta é a Alemanha, que sempre esta a frente com ações inovadoras. E sem desculpas pela falta de sol que muitos tem no Brasil. Para se ter uma ideia, Curitiba tem índice solar muito maior que a Alemanha e assim mesmo eles produzem infinitamente mais. A questão não é a falta de sol e sim a falta de incentivo, redução de impostos, orientação e informação.

Enquanto isto no Brasil, os desmandos, a falta de informação, de conhecimento, de políticas publicas e de interesses, tornam o nosso pais ainda mais atrasado. Meu desejo de que tenhamos incentivo, acessibilidade para que tenhamos em nossas casas, prédios e principalmente nos órgãos públicos, a utilização de energia limpa.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.