O que mais temos ouvido e visto nestes últimos tempos é que tempo maluco, o inverno não chegou, que calor absurdo, quanta tempestade, chuvas de granizo aterrorizando as cidades em pleno inverno e por aí vai. Que loucura mesmo, e pelo que parece a tendência é piorar ainda mais. O que fazer em meio a tanta loucura climática?

O certo é que o ser humano é o grande culpado por tudo isto. Não vejo as pessoas plantando árvores, muito menos as cidades com projetos de arborização e replantio de árvores nas ruas e avenidas. Não vejo muita coisa a respeito de mudança de comportamento e atitude em busca de um Planeta melhor. Vejo sim muito discurso, muito falatório e nada de atitude.

climaVivemos a hipocrisia ambiental, onde tento setor público quanto privado estão mais preocupados com o Marketing do que com o fazer. Tenho visto as pessoas falarem muito e o bom exemplo não ser parte de seu dia a dia. Pois bem, não quero a r repetitivo e tão pessimista, no entanto precisamos mudar nossas atitudes para que haja uma redução no impacto causado ao Planeta. Caso contrário, muita coisa ruim pode vir ainda.

Presenciei a alguns dias uma chuva de granizo que simplesmente devastou bairros na região Oeste do Paraná. Pedras do tamanho de uma laranja e limão. Simplesmente assustador. O pior disto é que além do susto e trauma, é perceptível que as moradias não possuem estrutura para resistir a tais tempestades.

Minha solidariedade a estas famílias que tento precisam. De alguma maneira tentei ajudar. No entanto, como tudo no Brasil, não se faz preventivamente, somente é feito após o ocorrido. É sabido que sai mais barato prevenir do que depois. Meu desejo de que sejamos parte de uma geração sustentável, consciente, equilibrada que busca reduzir o consumo, aumenta o plantio de árvores, mobiliza a sociedade em busca de um Planeta melhor.

É preciso fazer a nossa parte, não apenas reclamar e colocar a culpa nos políticos. Aliás, é preciso ser exemplo. Vejo muita gente falando que político e bandido, ladrão e as pessoas na primeira oportunidade comete erros no trânsito, fura fila, acha maravilhoso quando recebe o troco a mais no supermercado. Pois bem, é preciso ser correto em tudo, fazer parte de uma geração correta, de princípio, caráter e atitude.

Vamos fazer a nossa parte? Este é o momento, está e a hora. Não deixe para depois, o amanhã pode ser tarde demais.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.