Todos sabemos, eu mesmo tenho abordado muito sobre o tema a muito tempo no blog. De fato as mudanças climáticas são uma realidade e já se tornou irreversível. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas(ONU). As emissões de CO2 contínua de gases do efeito estufa provocará um aquecimento maior ainda e a longo prazo, mudanças em todo o sistema. O impacto que já é grande, será ainda maior.

mudanca cliamticaSe as emissões continuarem assim, o século será catastrófico. Mais isto todo mundo fala, governantes dizem, se reúnem e anunciam redução. Mais o que esta sendo feito? Não só por governantes, empresas e as pessoas em geral?Até parece que estamos conformados e gostando de tudo isto. Parece que não estamos atentos as terríveis consequências que sofreremos.

Outra conclusão do relatório é a de que os esforços para combater as alterações climáticas são insuficientes. As mudanças climáticas que já ocorreram tiveram impactos generalizados e consequentes sobre os sistemas naturais humanos.

É preciso que tenhamos consciência, que estejamos aptos a tratar do tema, a lidar com isto, a cobrar das autoridades uma mudança de comportamento em busca da redução deste impacto. Meu desejo de que você, como eu, façamos parte desta mudança, e consequentemente consigamos a redução do impacto ao Planeta, a nossas vidas.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.