Não é de hoje que a crise da água assusta o mundo. Recurso este tão escasso que atinge muito fortemente o Estado de São Paulo. E os problemas não são apenas no Brasil. Desta forma uma empresa alemã, a Fundação Desert Greening criou um dispositivo que leva chuva a locais secos. O sistema pode atrair nuvens em um raio de aproximadamente 200 km2.

chuvaA tecnologia criada com um método desenvolvido por Wilhelm Reich, o chamado “cloudbuster”,constituído por um conjunto de tubos de metalm que faz uso da física orgânica para conseguir produzir chuva. Mais este método é utilizado e testado na Alemanha desde 2005 e os mesmos afirmam que esta chovendo mais, aumentando assim a vegetação e as arvores.

Não poderia ser diferente, os alemães sempre a frente, em busca de tecnologias que buscam reduzir o impacto ambiental e levar ao mundo soluções inteligentes. Muitas ideias e projetos são desenvolvidos em busca de resolver os problemas da água. Mais o que deve ser repensado é a atitude das pessoas, das empresas, dos governantes em busca da melhoria e resolução dos problemas hídricos.

É muito bom saber que existem soluções e dicas para mudarmos este cenário. Mais o mais importante é que haja um esforço mutuo em busca de uma melhor qualidade de vida e a água sem duvida nenhuma é muito importante para a humanidade. Meu desejo de que você repense seu consume, invista em reutilização de água, economize e faca parte desta corrente do bem em busca de cuidar na nossa água. Uma atitude sustentável com toda certeza pode e muito ajudar as pessoas.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.