Com a evolução tecnológica, tantos produtos eletrônicos sendo lançados e a busca desenfreada de todos sempre em busca do melhor, o mundo sofre com o impacto de tanto lixo eletrônico produzido. Juntamente com ele, obviamente que uma solução deve existir para que o impacto seja reduzido. Assim sendo, a logística reversa, não apenas como obrigatoriedade as empresas que produzem, como também empresas se especializam neste segmento.

lixo1

O Marketing atua de forma a intensificar a necessidades das pessoas em comprarem, em buscar o melhor, um novo celular, um televisor, eletroeletrônicos e tantos outros produtos. Somos metralhados com tantas ofertas. Certamente somos fisgados em algum momento e compramos. Com tanto consumo, a produção de lixo aumenta e o descarte também. É preciso repensar, é preciso destinar de forma correta tudo que produzimos.

Alem de todo lixo produzido, o material descartado de forma incorreta pode causar doenças, bem como poluir o solo, os rios e mares. Somos consequência daquilo que fazemos e assim sendo, meu desejo de que não apenas cumpramos a lei, mais que sejamos conscientes no comprar e no descartar. Quem sabe ate mesmo pensarmos em criarmos cenários como estes nas empresas em que trabalhamos e ate mesmo trabalharmos nesta área tão promissora.

É preciso repensar nossa atitude em busca de um Planeta melhor, onde possamos reduzir ao Maximo o mau que fazemos ao ambiente em que vivemos. Vamos juntos construir um futuro melhor, mais consciente, sempre em busca do desenvolvimento sustentável.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.