lixoMesmo com tanta informação, cobrança, coleta de lixo e muitas outras ações, nunca se viu tanto lixo e desmandos por ai. Nos grandes centros o lixo jogado na rua, nos parques e nas praças. Nos locais mais retirados isto também é um fato constante. Sinceramente nem sei mais como justificar a ação indevida das pessoas e da população em geral. E pior, o lixo acumulado de forma indevida causa um problema ainda maior, afeta a saúde pública.

Dois problemas críticos que causam um terceiro. Lixo, saúde pública e aumento de custos. Vejamos, as pessoas jogam o lixo nos locais errados, sem destino correto, causando problemas graves. O lixo além de ter valor agregado, pode gerar renda e riqueza. De outro lado ele pode causar danos ao meio ambiente ao ser jogado de forma incorreta. A saúde das pessoas quando o lixo entra em contato com o solo e a água, pode contaminar as pessoas. Consequentemente as pessoas ao adoecerem aumentam o custo do poder público. Tudo isto sem dúvida gera um caos as pessoas e ao planeta. Um ciclo vicioso que se repete e leva a sociedade ao aumento dos problemas. Os problemas vividos com a dengue e afins é um exemplo disto.

É preciso de informação, cobrança, conscientização e mudança de comportamento das pessoas, da sociedade e do poder público. A muito tempo tenho falado sobre isto e não tenho a menor dúvida de que a parceria público privada, unidas com o engajamento das pessoas pode e muito reverter os problemas.

Somos consequência daquilo que plantamos, daquilo que temos construído ao longo da vida. Meu desejo de que possamos mudar a história de nossas vidas com atitude, com responsabilidade, compromisso e muita vontade de dias melhores. Sustentabilidade deve estar e fazer parte de nossas vidas. Uma excelente semana a todos!

  • Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas