Quero exalar aqui minha indignação em relação ao absurdo da quantidade de lixo jogado na rua. Que desespero, quanto lixo na rua? Pois é, isto mesmo.Este é o cenário caótico que encontro em minha cidade. Mas o porquê disto? Por que as pessoas jogam tanto lixo fora?

Minha cidade,Curitiba, sempre foi reconhecida por ser uma cidade limpa,onde as pessoas tinham consciência em dar o destino certo do lixo. Meu Deus,o que aconteceu? Bom, certamente temos que compreender bem quais os motivos disto e as suas consequências. Poderíamos dizer que o problema são as pessoas que vieram de outras cidades,ou até mesmo a falta de lixeiras. Quem sabe a falta de informação. Bom,acabaram as minhas desculpas. E você,qual a sua desculpa?

lixo na ruaPode ser no parque, nas ruas, nas ciclovias ou nas praças. La esta o lixo. Garrafa pet, latinha, bituca de cigarro, sacola, plástico etc e tal. E o que devemos fazer a respeito?Seguem algumas dicas do que devemos fazer:

Em primeiro lugar devemos ter consciência,educação, mudança de cultura e contagiar ao próximo na verdade sobre os problemas do lixo.

Orientarmos,para não dizer cobrar quando vermos alguém jogando lixo na rua.Minha vontade é, deixa pra lá.

O fato é que o lixo além de causar muitos danos ao planeta, nos trás um sério problema, em especial nas grandes cidades, as enchentes.O lixo,entope bueiros, causa enchentes,dentre outros fatores. Lugar do lixo é no lixo. Multiplique esta ideia.Tanto se fala a respeito,mas atitude poucos tem. Sejamos multiplicadores da educação ambiental em busca de um planeta melhor, em busca de uma melhor qualidade de vida. Uma Feliz Cidade Limpa a todos.

 Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas