lixo1Aproveitando o tema do Debate Banda B, damos continuidade a abordagem sobre o lixo. Temas este tão importante e relevante para a sociedade que tão pouco tem absorvido e levado a sério as ações para a redução e o consumo. É preciso repensar todo este cenário em busca de uma solução para que o Planeta não venha a sofrer mais do que já sofre.

Em artigos anteriores,  abordamos sobre o lixo na rua que tem sido cada dia mais constante em nossas cidades. Parece que o lixo não produz impacto negativo algum. Além da sujeira, deixar as cidades mais feias, o lixo pode causar consequências terríveis. Alem de ajudar a potencializar as enchentes, polui os rios, destrói a biodiversidade e todo o ecossistema. É preciso haver conscientização, mudança de comportamento em busca da redução do impacto causado ao meio ambiente.

As leis são criadas para que a redução deste impacto seja reduzida. Alem das usinas de reciclagem, o lixo eletrônico tem hoje um potencial enorme economicamente falando. Sem esquecer do lixo reciclável que é bem conhecido de todos. As latinhas e as garrafas pets, alem de papel e afins. No entanto, o que se vê é uma falta de vontade ou de conhecimento. Considero de extrema relevância a união de forças entre o poder público, o setor privado, a sociedade de forma geral, bem como as escolas para que seja levado a informação, o conhecimento, a educação ambiental, a busca pelo equilíbrio e o consumo consciente.

Desta maneira quem sabe nos próximos 20 anos possamos mudar de atitude. Já que o que percebemos é que infelizmente no Brasil estamos muito aquém do que deveríamos. Meu desejo que você reflita suas atitudes, vá em busca de informação, não tenha vergonha de perguntar, de cobrar das pessoas, de repensar suas atitudes em busca do desenvolvimento sustentável. Desta forma podemos mudar o nosso cenário em busca de um Planeta melhor, equilibrado e mais feliz.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.