natal-sustentávelO Natal está aí, o ano voou, as notícias não são boas e com tudo isto as compras continuam aceleradas. Mesmo com a retração e a promessa de se gastar pouco com os presentes e as festas de Natal, as pessoas sempre acabam comprando demais. O que fazer se com tudo isto somos sensibilizados com o espirito natalino?

Um presentinho aqui, outro ali, um exagero aqui, outra lá e assim vamos nós as compras. Não quero aqui convence-los de que devem ou não comprar ou deixar de comprar. Quero apenas levar até vocês que o Natal, além da união, família, nascimento de cristo onde comemoramos a vida, é importante compreender que temos que pensar a respeito do que temos feito, em especial com um dos 3 pilares da sustentabilidade, a responsabilidade social.

É certo que a cada ano temos deixado de lado o espirito natalino de lado. No entanto, meu desejo de que pensemos em como podemos ser melhores, em como podemos mudar a sociedade e contagiarmos as pessoas ao nosso redor. Reclamamos de tudo e uma receita muito simples que certamente muda a forma de pensarmos é quando visitamos um orfanato, um asilo e até mesmo um hospital. Com toda certeza saímos tocados pela situação das pessoas.

Meu desejo de que cada um possa repensar seu consumo, que sejamos consciente e que acima de tudo sejamos solidários. O próximo precisa de nosso respeito, carinho, amor, atenção, atitude e afeto. Que ao sair de casa para comprarmos um bem material, saiamos também com atitude solidaria, com o espirito natalino disposto a fazer o nosso melhor ao próximo também. Não basta um presente apenas, nós seres humanos queremos algo a mais, carinho, amor e o nosso melhor. Boas compras!

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.