bandeira carroApesar de todos os desmandos e da péssima gestão e organização da copa, com o tempo o que se vê nas ruas são bandeiras e enfeites. Não entrarei no mérito de que isso é ser patriota ou apenas a paixão futebolística. Mas o fato é que o impacto dessa torcida é imenso.

Em 2006 a Universidade de Manchester, através do Dr. Antonio Filippone, calculou que as bandeirinhas provocam queima extra de 1,22 milhão de litros de combustível, bem como 3 milhões de quilos extras de emissões de carbono, somente na Inglaterra.

Isso em virtude do atrito e da utilização de maior potência pelo carro, causando o aumento do consumo de combustível. Se levarmos em consideração o aumento do numero de carros, os congestionamentos e afins, certamente este impacto passa a ser absurdamente maior. Não quero bancar o “eco chato”de plantão, muito menos o “biodesagradável”, mas quero sim que todos sejamos conscientes em nossas atitudes, gastos e consumo.

Meu desejo é que sua torcida seja intensa e com um final feliz. Mas o meu maior desejo mesmo é que mesmo com os desmandos e desvios de verba, a ingerência e principalmente a falta de informação e atitude da população nas urnas, que você seja consciente, que você tenha uma atitude sustentável em busca de um Planeta equilibrado.

 – * Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas