Pro Evandro Razzoto*

hora

Neste ano a Hora do Planeta ocorrerá no dia 28 de Março. Pela sétima vez seguida a WWF promove este evento com a iniciativa de enfrentar as mudanças climáticas. Nesta data as pessoas, empresas e cidades devem apagar suas luzes por 60 minutos, como um alerta mundial contra o aquecimento global.

No ano passado, a campanha mobilizou mais de 7 mil cidades, em cerca de 150 paises. O Brasil bateu o recorde em termos de adesões ao ato simbólico, com 144 cidades, das quais 24 capitais, em todo o território. O desejo é de que neste ano estes números aumentem e que principalmente tenhamos uma mudança comportamental.

No Brasil, a crise hídrica e energética serão o tema central da campanha. Não poderia ser diferente, já que estamos em um ciclo vicioso onde dependemos de água e do limite de uso energético que possuímos. Esta atitude de apagar as luzes demonstra que algo precisa ser feito, que esta mobilização pode modificar e melhorar as coisas.Sem duvida temos no Brasil uma necessidade de preservar as florestas, as nascentes e os rios, alem de mudarmos a legislação e consequentemente a fiscalização.

Para tanto, algo precisa ser feito. E que esta mobilização seja um momento de reflexão e atitude, de união em busca de que tenhamos um Planeta melhor. Ao mesmo tempo temos que mudar o nosso comportamento, com atitudes e praticas sustentáveis para que tenhamos o nosso futuro garantido. Não apenas preservando a água, mais reduzindo a poluição e a produção e descarte do lixo.

Meu desafio a você leitor que não apenas no dia 28, mais que em todos os dias desta semana e em todos os dias você repense sua atitude, seu comportamento em beneficio do Planeta, de seu pais, seu estado, sua cidade, seu bairro e sua casa. Não é apenas responsabilidade dos governantes, é nossa responsabilidade ter um mundo melhor. Apagar por 60 minutos as luzes, reduzir o uso do carro, economizar água e energia diariamente, consumir de forma consciente, não poluir os rios e nascentes, não jogar lixo na rua e ser melhor. Sejamos a mudança que queremos no mundo, tenhamos uma atitude sustentável sempre!

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.