sustentabilidade1Este tema sem dúvida é muito polêmico. Nas ultimas campanhas eleitorais foi perceptível a preocupação dos políticos em abordar o tema. Muito se falou em adotar praticas sustentáveis na gestão pública, na sociedade, nas escolas, nos órgãos públicos e afins. Obviamente que sempre há um ou outro projeto feito. Mais de forma geral menos de 2% das promessas referentes ao tema foi colocada em pratica.

No Brasil, alem de memória curta, a população de forma geral não tem conhecimento, muito menos boa vontade em tratar alguns temas que sem duvida alguma são muito relevantes e importantes ao pais. Não é apenas importante adotar uma política publica e gestão em sustentabilidade de forma estratégica na gestão dos órgãos públicos, na redução de custos, no consumo de água, energia e insumos. Bem como na preservação da água, dos rios, dos mares, da biodiversidade e do Planeta como um todo. Alem disto, é preciso haver competência, habilidade em desenvolver projetos de longo prazo que não somente envolvam as secretarias de meio ambiente, como também a de educação, tecnologia, planejamento e afins.

A Gestão em Sustentabilidade nas empresas não somente levam a empresa a exposição de marca e mídia no que diz respeito a empresa verde, mas principalmente a redução de custos. A visão estratégica deste cenário precisa ser desenvolvida pela alta cúpula das empresas e do setor publico. Se replicarmos a visão empresarial na gestão publica obviamente trará um retorno altamente interessante de proporções gigantescas que trará o retorno a sociedade.

Alem de cobrar todos os gestores públicos, é preciso haver mudança de comportamento e de atitude, pois uma geração sustentável somente existira se começar dentro de nós, a partir de nos em busca de um mundo melhor. Sejamos intensos em viver, habilidosos em mudar e aptos a melhorar sempre.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.