Com a falta de água com tanta evidência, todas as boas noticias relacionadas a água, certamente trás um alento a sociedade. Imagina então uma garrafa que consegue produzir meio litro de água por hora em regiões úmidas, através do condensamento do ar, foi desenvolvida por um estudante austríaco.

grrafaCada uma das garrafas deva custar entre 25 e 40 dólares Foto: Eco Desenvolvimento

Chamado de Fontus, aparelho é acoplado no quadro de uma bicicleta e contem um condensador e uma garrafa, que armazena o liquido produzido. Ele funciona quando a bicicleta entra em movimento, o vento esfria o ar úmido, condensando-o. As gotas geradas descem pelo sistema que armazena o liquido na garrafa.

Com um filtro na abertura onde o vento assopra, impedindo a entrada de insetos e sujeira que possam contaminar a água.Mesmo em estudo, o produto pode ser viabilizado comercialmente. No entanto, este artigo é propositadamente escrito para que você, principalmente aqueles que gostam de criar, possam colocar em pratica alguma novidade que possa melhorar, quem sabe ate mudar o mundo.

Mesmo com a falta de incentivo, é preciso que haja motivação para que as pessoas, as escolas, a sociedade esteja em um ambiente culturalmente envolvida e incentivada para a melhoria de nossa sociedade. Uma feliz invenção sustentável a todos, ou quem sabe melhoria daquilo que já temos.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas.