Neste início de ano muita gente viajando de férias. Alguns visitando os familiares, outros fugindo de gente e indo para a natureza, e sem dúvida a maioria indo para as praias, afinal é verão, tempo de calor, festas, diversão e relaxar. Isto é o que se espera das férias. Ah? Não esqueça do protetor solar, afinal ele sem dúvida dever ser nosso maior aliado no sol.

praias-aenfora(Foto: AEN-PR)

Vamos lá, saindo de férias, malas prontas, carro revisado e vamos para a estrada. Opa, congestionamento! Eis o primeiro problema, aumenta o consumo de combustível e consequentemente o planeta paga o pato. Você chega na praia e aí vem. Lixo na rua, lixo na areia, lixo no mar, lixo em tudo. Restinga destruída, muita gente, estresse e assim vai. Pegou sol e esqueceu da dica do protetor. Tomou um torrão, ficou vermelho igual camarão e ai é só desespero e dor. Hehehehehehe.

Ei, mais aí nem tudo deve ser problema não. Dá tempo de mudar isto, passar protetor, levar sacola para colocar o lixo na praia, destinar correto, sorrir, brincar, respeitar, reciclar e ser feliz. Os oceanos estão sem dúvida sendo destruídos por causa da ação do homem, do descaso em jogar lixo na praia, despejar esgoto. A biodiversidade sofre cada vez mais. E não pense que somente acontece nas praias, nos rios também, nas matas e nas áreas urbanas.

Muitas imagens do lixo e da realidade após o Ano Novo em Copacabana em comparação a outros locais do mundo. Sem dúvida o brasileiro precisa repensar isto. É fácil falar dos políticos e do próximo. Difícil sim é reconhecer o erro e ter uma atitude diferente. Somos consequência daquilo que plantamos. Você separa seu lixo corretamente? Da destino correto ao que produz? Afinal, você sabe o que pode ou não ser reciclado? Sabe onde deve destinar? Sem desculpas, afinal temos a informação de forma muito acessível.

Aproveitando as muitas desculpas, aproveitarei o ano para colocar informações aqui sobre o destino correto do lixo, seu impacto e tudo mais que pode ser útil para termos um Planeta melhor, uma vida regada a sustentabilidade, alegria, amor e paz. Meu desejo de que possamos estar a cada dia mais preocupados em melhorar.

* Evandro Razzoto é professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor e palestrante ambiental. Além disso, escreveu o livro Eco Sustentabilidade: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável, em que fala principalmente sobre como conciliar os três pilares da sustentabilidade (crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental) na gestão e marketing das empresas